Windows 8 Você tem medo de que? Área de Trabalho

Windows 8 Consumer Preview – Desktop

Este é o segundo post da Série e irá falar um pouco sobre o Desktop ou Área de Trabalho também adaptada ao novo estilo Metro.

Windows 8 Desktop

Diferente do Windows 7 , que carrega área de trabalho após a inicialização do sistema ou mostra a tela de login (quando habilitado), o Windows 8 cumprimenta o usuário com a tela de Inicar no estilo Metro. Inspirada a partir do Windows Phone 7 Metro UI, o Menu Iniciar do Windows 8 exibe uma lista padrão e telhas metro personalizadas, que funcionam como atalhos para Desktop, Painel de Controle, Windows Explorer, app do tempo, RSS, o Windows App Store, o Internet Explorer, e outros aplicativos instalados. Para iniciar o ambiente de trabalho, clique na telha Desktop, presente debaixo da telha de vídeo.

Uma coisa que você irá notar imediatamente quando você abrir o Desktop do Windows 8 é que não há o Windows Start Orb. Quando você passa o mouse ponteiro do mouse sobre o canto inferior esquerdo da tela, ele mostra a pré-visualização em miniatura da tela inicial. Ao clicar nessa miniatura leva você diretamente para o Windows 8 Start Screen, permitindo-lhe inicar aplicativos metro, aplicações pinadas, e os atalhos do Windows Explorer.

Windows 8 Desktop tem um monte de elementos de interface ocultos, que só podem ser vistas quando as aplicações são associadas funções. Por exemplo, quando você conecta um dispositivo de armazenamento externo, você verá uma nova mensagem, “Novo dispositivo de armazenamento encontrado”, um menu Pop-up do autorun baseado no estilo metro sobre a área de notificação do sistema. Ele permite que você abra a pasta, use o dispositivo para acelerar o sistema através de ReadyBoost, ou configurar o disco para backup.

No Desktop do Windows 8 e na tela Inical Metro você pode abrir o Charms Bar ( Barra de Encantos) – uma barra de menu do lado direito que dá acesso a todo o sistema de pesquisa, configurações de compartilhamento e ações básicas do sistema. Basta mover você ponteiro do mouse para o canto inferior ou superior direito da tela, ou usar as teclas de combinação Windows + C de atalho para acessar a Charms Bar. Ela também mostra as horas, a data atual, o modo ao qual está conectado na internet entre outras, no canto inferior esquerdo da tela.

O Painel de configurações do Windows 8 (acessado a partir da Charms bar), contém não apenas o botão de opções de energia, tais como, desligar, reiniciar, Hibernar e etc, mas também muitos atalhos do sistema, incluindo as configurações relacionadas com a rede, o volume, a área de notificações, o botão power e de notificação de alterações no sistema.

Talvez o aspecto mais interessante do Desktop do Windows 8 é a Switch List – Lista de Mudar ( acessível a partir da barra lateral esquerda), que por padrão é oculta, mas quando você passa o ponteiro do mouse sobre canto superior esquerdo, ele mostra todos os aplicativos Metro ativos. Esta barra lateral torna fácil a navegação podendo alternar rapidamente entre todos os aplicativos rodando em background.

Estás são apenas algumas das funções relacionadas com o Desktop do Windows 8, uma breve introdução para ajudar na utilização do sistema e gerenciamentos de algumas ferramentas básicas e aplicativos.

* Porém se você continua acreditando que o Visual Metro vai dificultar sua vida, não se preoucupe… Pasta utiliza as Teclas de Atalho“Win + D” , que você passará a utilizar o Desktop convencional. Podendo personalizá-lo da forma que gostar como no SO Windows 7.

* Clicando com o botão auxilar no Desktop / Personalize:

– Change desktop icon = para adicionar ou remover icones na área de trabalho;

– Desktop Background = Alterar Papel de parede;

– My Themes = Alterar os temas;

– Windows Color = Alterar as cores das janelas;

Dentre várias outras opções:

Você poderá adiconar os atalhos dos seus programas favoritos, bem como os atalhos de Internet também. Tendo assim o Desktop com a cara. FICA A DICA então, e até o póroximo Post.

Leônidas Fernandes Vasconcelos

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: