IE 10 vem aí… mas com concorrência!

Quem já instalou o Windows 8 Consumer Preview já pode sentir um gostinho do que vem por ai com o Internet Explorer 10 e sua versão Metro. Mas ele não virá sozinho, entre os grandes nomes, a Mozilla prometeu uma versão nova e refinada de seu famoso navegador Firefox para o novo sistema operacional, mas se sentiu na necessidade de tomar algumas medidas drásticas para melhorar a experiência na web para se adequar ao estilo Metro.

O desenvolvimento da versão do Firefox para o Windows 8 Metro já começou, o problema é que o navegador só inicializará no modo Metro se ele for o navegador padrão. Então, se o Firefox não é o navegador padrão em um sistema, você não pode usá-lo em modo de Metro, está foi uma decisão tomada pela Microsoft.

Em nota a Mozilla menciona que o objetivo principal da equipe de desenvolvimento é obter uma compilação experimental do Fennec ou Firefox executando no Metro. Este trabalho é principalmente controlado em Bug 732518.

Depois da Mozilla dizer que está criando um Firefox com interface Metro, o Google também confirmou que está trabalhando num Google Chrome com interface Metro para Windows 8.   Um porta-voz do Google disse que a nova versão do Chrome se basearia no navegador da área de trabalho.

Créditos de imagem [Blog Gsmarena]

O Google Chrome Metro era uma grande incognita, já que o Google é dono da plataforma concorrente da Microsoft. No entanto, depois do anúncio do Chrome para Android, é visível que o Google quer ter uma alcance muito grande com o Chrome, e que já está preste a ultrapassar o IE como navegador mais usado do mundo em desktop, não seria uma surpresa ver o um Google Chrome Metro.

O Internet Explorer já tem duas versões e Mozilla estão fazendo a sua versão Metro também, assim quando lançar o Windows 8, os usuários terão muitas possibilidades de escolha quando se trata de navegadores. Lembrando que somente o navegador padrão será acessível e irá abrir os links da web no Metro apps. Isso não vai afetar a maioria dos usuários, mas as pessoas que gostam de alternar entre diferentes navegadores, devem ter está limitação em mente.

A Microsoft dará permissões especiais para os navegadores de estilo Metro e dando-lhes acesso a APIs, assim Chrome e Firefox Metro serão capazes de oferecer suporte a plug-ins como Flash, mesmo quando o novo Internet Explorer tenha renunciado a qualquer tipo de plug-ins.

Leônidas Fernandes Vasconcelos

  

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: